[Wii U] Configuração Retroarch + playlists + capas



Galera hoje vou postar aqui como fazer a configuração do retroarch no wii u. Para quem não sabe, Retroarch é uma central de emuladores própria para o wii U, sem necessidade de entrar no vWii.


Antes de tudo, é preciso que saibam que o wii u deve ser desbloqueado.

1º Passo - Baixando os arquivos necessários 

Bom vamos baixar o Retroarch do site oficial,

Após baixar os arquivos, descompacte, ele vai gerar duas pastas, a "wiiu" e a "retroarch", ambos deve ser colocados na raiz do SD. Feito isso você já é capaz de rodar o retroarch a partir do seu HOMEBREW LAUNCHER. Agora quem usa o HAXCHI e o WUP installer, pode baixar clicando aqui a versão que instala no HD.

2º Passo - Configurando os arquivos

Quando você roda pela primeira vez o Retroarch, ele simplesmente fica sem ícones. O correto seria baixar pelo updater do próprio Retroarch, porém por lá não funciona, assim, nós usuários de wii U temos que contornar isso baixando manualmente os assets, e extraindo para a pasta media.

A pasta media não existe, você deverá criar, ela DEVE ficar dentro da pasta retroarch e ser toda minúscula.

Depois de ter inserido os asset, vamos entrar na pasta cores. Note que lá existem vários arquivos .rpx que no caso são os emuladores.
Apague todos eles (apenas o arquivos .rpx, as pastas existentes lá deixe como estão) e baixe os emuladores que você vai usar aqui, no site oficial.

A principio para entender, podemos baixar 2 emuladores o de Snes (snes9x2010_libretro.rpx) e o de NES(nestopia_libretro.rpx) e colocar na pasta "cores", extraídos.

3º Passo - Fazendo sua playlist de games.
Aqui é o que muitos estavam esperando, pois quem usou o retroarch no WII u, sabe que o próprio não cria as playlists automaticamente. E para que isso aconteça devemos ter em mente duas coisas:

1 - Inserir todas as roms em algum lugar do seu SD. Eu recomendo criar a pasta roms na raiz do SD e dentro dela colocar pastas referente aos video games, ou seja:

SD:/roms/snes
SD:/roms/nes
SD:/roms/atari
etc
etc

2 - Cadas vez que você adicionar algum rom nova, terá que fazer o processo de reconhecimento novamente das playlist, então selecione suas roms ou baixe aqui mesmo no nosso blog pacotes completos de roms.

Após colocar as roms no seu SD, vamos criar as playlists.

Acesse este site, arraste para ele todas as roms que você tem no cartão (todas de um determinado console). Note que o site vai separar automaticamente suas roms, com nomes e caminhos.

Na parte superior esquerda existe um quadradinho, para que você possa selecionar todas as roms. Aqui que está a jogada. A principio o site poe as roms no caminho ./roms/nomedojogo, este caminho é genérico e você deve setar onde estão as roms, ou seja, se você seguiu o tutorial como eu falei e criou as pastas de games conforme acima, ao selecionar todos os jogos, na parte superior direito tem a opção "edit content", clica nela e em PATH, apague tudo e digite: sd:/roms/snes e em CORE selecione snes9x 2010. Pronto se você fez corretamente, o caminho e o core vai mudar. Depois basta salvar o arquivo em save playlist..


ATENÇÃO: As playlists devem ser salvas com os nomes corretos:

SNES é Nintendo - Super Nintendo Entertainment System
NES é Nintendo - Nintendo Entertainment System

Para outros emuladores é só pesquisar o nome aqui: CORES


Agora basta colocar o arquivo que foi criado ( Nintendo - Super Nintendo Entertainment System.lbl) na pasta retroarch/cores/playlists/ (se a pasta não existir, crie) Pronto. Agora entre no emulador e veja como ficou.

Edit: 4º Passo, colocando capas nos games e fundo de dela

Acredito que esta seja a parte mais chata, pois trata da seguinte situação: Tanto as capas como as roms devem ter os mesmo nomes, e devem ser colocados na pasta "retroarch/thumbnails/Nintendo - Nintendo Entertainment System/Named_Boxarts/" seguindo logicamente o console que você está querendo usar.

Portanto para poupar muito serviço, eu fiz a edição de TODAS as capas referenciando a TODAS as roms, e vou deixar aqui para vocês baixarem, ou seja, arquivo completasso, só colocar no SD e pronto, portanto só há dois consoles, NES e SNES o restante vocês correm atras :)

obs: retroarch e roms deve ficar na RAIZ do cartão

Download Pacote completo Retroarch wii u: Mega (612.8 MB)
Download Pacote de Roms: Drive (555 MB)
Download: MEGA (296.3 MB) - Arquivo antigo somente com configuração padrão sem capas

SENHA: menteinsana

*Se for usar no seu blog ou site, pelo menos dê os devidos créditos, pois não há um pacote completo desses na net, ou seja, se for "roubar" mereço pelo menos os créditos ;) 

Atualizado: 19/01/2020



SHARE THIS
Previous Post
Next Post
16 de abril de 2020 às 13:29

Finalmente achei um RetroArch em 4:3 em que os ícones não fiquem bugados, muito obg!

Reply
avatar
Anônimo
17 de abril de 2020 às 15:27

Tem como você postar a versão 1.8.5 de um jeito que os icones não fiquem bugados?

Reply
avatar
4 de junho de 2020 às 08:49

acabei de fazer e funcionou tudo certinho, agora vou poder jogar varios games em portugues rsrsrs, vlw man

Reply
avatar
17 de outubro de 2020 às 21:39

tem o emulador de n64 e ps1 na lista? qual o nome?

Reply
avatar
17 de novembro de 2020 às 17:01

Tem alguma forma de eu passar as roms para o HD?

Reply
avatar
24 de junho de 2021 às 13:41

Ola @Vinícius Pinheiro, até tem, só nas versão acima do 1.9, e essas versões não funcionam o pro controller. Porém se quiser, vai ter que editar todo o playlist. EU mesmo tenho um SSD com ele todo configurado, mas não uso, porque a versão que tenho funciona o pro controller mas não tem acesso ao HD do wiiu. COmo falei, somente versões acima do 1.9. Você pode usar o site https://www.marcrobledo.com/retroarch-playlist-editor/ para editar sua playlist!

Reply
avatar
16 de junho de 2022 às 12:51

CARA PARABÉNS PELO TUTORIAL É MUITO BEM EXPLICADO .
EU SÓ NÃO ENTENDI MUITO BEM O NOME DOS CORES .
ESTOU TENTANDO ACHAR O NOME CORRETO DO CORE PARA OS JOGOS DE NEO GEO MAS NÃO ACHO .
PODERIA AJUDAR COM ISSO ????

Reply
avatar