[Artigo] Emulationstation (ES)



Fala galera beleza, então, resolvi fazer este post para falar um pouco sobre o Emulationstation, ou estação de emuladores.



 O emulationstation é um programa desenvolvido para o raspberry tendo suas versões também para Linux e Windows, Ele é um front-end para diversos emuladores já existentes, porém usa as versões core de cada emulador. A versão core é, de uma forma fácil de explicar, a versão base para rodar os games, geralmente são dll's dos emuladores. O ES também um Front-End totalmente customizado, podendo configurar ele para ficar com a sua cara, colocando o nome dos consoles da maneira que deseja, também é possível baixar os encartes das roms com um programa chamado scrape, e o melhor de tudo, reconhece qualquer controle plugado no seu computador.

Porém, para realmente funcionar o ES, temos que ter o retroarch instalado, que é sistema base e o que vai gerenciar tudo em nosso ES, como os cores's e controles, ainda é possível configurar filtros, controles e muitas outras coisas como savestates. O retro arch configura cada core que você tem em seu ES, caso você tenha por exemplo, 3 sistemas (snes, nes e PSx), você pode configurar separadamente cada sistema de acordo com o seu uso, ou seja, se você desejar utilizar filtros no emulador de psx você aplica apenas no core dele, e os outros dois não usaram filtro. Ou seja, um gerenciador de emulador individual.

A melhor parte é que você mantém sua biblioteca de rom super organizada, tanto quando entra no ES, quanto verifica na pasta do emulador. E todas as roms dentro do emuladores podem ter suas capas baixadas para uma visualização melhor de cada jogo, fora a descrição que também pode ser baixada, ou se quiser fazer uma descrição manual (o que não recomendo).

Bom não vou entrar em detalhes de configuração aqui, pois aqui mesmo no blog já tenho explicação sobre isso. Caso queira saber mais sobre o ES, entre em contato pelo nosso facebook.

SHARE THIS
Previous Post
Next Post